26 abr Suiça
Suíça, oficialmente Confederação Suíça, é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, com a cidade de Berna como a sede das autoridades federais.
Nos meses mais frios do ano, a terra dos relógios precisos, das vacas gorduchas, contas bancárias sigilosas e dos canivetes multifunções que conferem até aos pouco criativos a polivalência de um MacGyver – personagem da série de TV dos anos 1980 que conseguiria derrubar um prédio usando um chiclete e um par de cadarços – lota de turistas ávidos por curtir o frio em meio ao charme dos Alpes, com direito a muito chocolate quente e fondue, no calorzinho das lareiras. Mas é no verão que se tem a oportunidade de vivenciar as quatro estações de uma só vez.
Enquanto moradores de Zurique aproveitam os meses mais quentes para se banhar nas águas límpidas do Rio Limmat, nos mais de 200 centros de esqui suíços os picos de neve eterna garantem temperaturas abaixo de zero seja qual for a época do ano.
Nessa brincadeira de tá quente, tá frio, a fantástica rede ferroviária exerce papel fundamental. O turista embarca no calor do verão e desembarca, com luvas, cachecol e dentes batendo, em montanhas com temperatura abaixo de zero.
COMO CHEGAR
Os voos diretos do Brasil para a Suíça são operados pela Swiss Outras companhias aéreas fazem voos com escalas. O aeroporto internacional de Zurique está diretamente interligado a uma estação de trem que leva ao Centro (trens partem a cada 10 minutos com destino à estação central) e outras cidades do país.
O percurso de ônibus custa CHF 2,60 e há treze itinerários que partem do aeroporto. De táxi, a corrida até o centro da cidade custa em média CHF 60.
COMO CIRCULAR
O Swiss Pass é a melhor opção para quem quiser explorar o país a fundo. Os passes dão direito a todas as modalidades de transporte na Suíça e têm validade entre quatro dias.
Fontes: Wikipedia e viajeaqui.abril.com.br/paises/suica