NAZARÉ – PT, SUA RIQUEZA CULTURAL E HISTÓRICA.

A cidade de Nazaré, atualmente, é um dos pontos turísticos mais procurados e visitados de Portugal, seja por sua carga cultural e histórica, por sua beleza rústica, por sua rica gastronomia, ou por suas famosas ondas gigantes, que podem alcançar até 30 metros de altura.

Localizada a 120 km de Lisboa a cidade conta com preciosos pontos turísticos, dentre os quais podemos destacar:

Sítio da Nazaré – local onde toda a história da cidade teve início. De acordo com uma das lendas mais famosas da região, foi lá que a santa Nossa Senhora de Nazaré apareceu para um morador da região, antes chamada de Perdeneira, que suplicava por sua ajuda enquanto caçava em meio a um nevoeiro. Nesse bairro você poderá visitar pontos históricos como o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, o Miradouro do Suberco, o Forte de São Miguel Arcanjo e a Praia do Norte (onde são formadas as ondas gigantes).

Santuário de Nossa Senhora de Nazaré – localizado na praça principal do bairro, é um dos pontos mais importantes da cidade, tanto cultural como historicamente. Lá se encontra uma imagem muito importante da Senhora de Nazaré, trazida de Mérida (Espanha), esculpida em madeira por volta de 711.

Miradouro do Suberco – está localizado a certa de 100 metros acima do nível do mar e conta com uma vista esplêndida, onde os visitantes conseguem ter visão de toda a extensão da Praia da Vila.

Forte de São Miguel Arcanjo – construído, a princípio, para a defesa da cidade contra ataques piratas à região, por volta de 1500, o forte funciona como o principal ponto de encontro para os que buscam por uma visão perfeita das famosas “ondas gigantes de Nazaré”. Lá também conta com um pequeno museu onde é explicada ao público a formação das ondas gigantes na região, além de abrigar um lindo memorial a todos os corajosos surfistas que já passaram por lá, como a brasileira campeã mundial feminina de ondas gigantes, Maia Gabeira; ou Garrett McNamara, o norte-americano que em 2011 entrou para o Guiness World Records ao surfar uma onda de 23,8 metros de altura em Nazaré, na Praia do Norte.

Praia do Norte – famosa por suas ondas gigantes, como já mencionado anteriormente, é o local ideal para aqueles que buscam por atividades esportivas como o surf, Windsurf e Kitesurf (por ter bastante vento na região) e, até mesmo, para a pesca esportiva. Vale ressaltar que as famosas ondas quebram somente durante o inverno de Portugal, momento em que acontecem competições importantes para o cenário do surf, como o Nazaré Pro e o Nazaré Challenge, parte do circuito Big Wave Tour do World Surf League (WSL).

Agora, falando um pouco a respeito das hospedagens e alimentação, a cidade de Nazaré conta com mais de 100 opções de alojamentos, entre eles hotéis, hostels e apartamentos, com seus valores podendo variar de 20 euros, em baixa temporada, até 200 euros, em alta temporada. Sem falar das variadas opções de restaurantes e barracas nas praças e pontos turísticos que vendem as delícias da região.

Para quem já tem um tour programado por Portugal, Nazaré é uma ótima opção para se visitar, ou até mesmo fazer uma pequena pausa, afinal a cidade é pequena e as principais atrações você consegue conhecer e desfrutar dentro de 1 a 3 dias de passeio.

Texto de: Marina Escobar Mello

Comente com o facebook