Os melhores destinos para aproveitar o inverno no Brasil

Que o Brasil é famoso por suas praias incríveis e por seu turismo no verão, todo mundo sabe. Mas que tal sair da rotina na época mais fria do ano? Aqui listamos os melhores lugares para sair da mesmice e ainda aproveitar o inverno sem sair do país.

Canela – Rio Grande do Sul

Conhecida por suas temperaturas baixas e paisagens naturais, Canela localiza-se na Serra Gaúcha e possui como principal ponto turístico a imperdível Cascata do Caracol, cascata mais alta do Rio Grande do Sul. O destino é ideal para casais e famílias que queiram desfrutar de um lugar tranquilo, com bons restaurantes e belas paisagens.

Monte Verde – Minas Gerais

O município de Monte Verde se localiza em Minas Gerais, entretanto, também é muito próxima de São Paulo e já se tornou o lugar queridinho dos paulistas para curtirem um clima romântico de inverno.

O destino é ótimo para quem quer viajar em família também. Há muitas opções de programações por lá, desde trilhas como a do Chapéu do Bispo e Platô, como passeios de quadriciclo, mirantes e restaurantes para todos os gostos. Vale a pena conhecer.

Campos do Jordão – São Paulo

Famosa por suas atrações de inverno para todos os públicos, Campos do Jordão atrai muitos turistas nessa época do ano.

Para quem gosta de apreciar a natureza, uma ótima dica é visitar o Parque Amantikir, que reúne 22 jardins com espécies vindas de muitos lugares do mundo, como Japão, Austrália, Inglaterra e Alemanha.

Está viajando com crianças? Não deixe de ir ao Teleférico do Morro do Elefante, o passeio é divertido e a vista é incrível. Outras opções como trilhas, andar a cavalo e o passeio de Bonde pela área urbana da cidade, também valem a pena.

Para os casais apaixonados, a cidade possui diversos restaurantes incríveis para apreciar um bom vinho e fondue.

Gramado – Rio Grande do Sul

A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, é um dos destinos mais procurados do Brasil para o inverno. Com uma imensa lista de opções, é praticamente impossível não se encantar com esse lugar.

Entre os vários pontos turísticos encontrados, um dos principais é o Lago Negro, um lago artificial situado no Bairro Planalto. O lago fica aberto 24 horas e possui restaurante, bar e pedalinhos para a diversão das crianças.

Guaramiranga – Ceará

Acredite se quiser: Nem só Sul e Sudeste compõem essa lista. Carinhosamente chamada de Suíça Cearense, o menor município do Ceará possui temperaturas mais frias e agradáveis o ano todo. Durante o dia é possível aproveitar os banhos de cachoeira, trilhas e parques ecológicos. Já à noite, o programa é conhecer os diversos restaurantes em torno da praça principal, com diversas opções e preços para todos os gostos.

Domingos Martins – Espírito Santo

O estado do Espírito Santo é muito famoso por suas lindas praias, mas sua região serrana também é uma das mais belas do Brasil. O município de Domingos Martins tem como principal atração o Parque Estadual da Pedra Azul, que possui esse nome devido à coloração em que a pedra pode ficar dependendo da luz solar. O parque possui lagos, cachoeiras, piscinas naturais e diversas trilhas, divididas por nível de dificuldade.

Domingos Martins é uma cidade que mistura aventura e romance, o que a torna ideal para todos os tipos de público. Na “Rua do Lazer”, uma rua fechada para pedestres, se concentram lojinhas, bares e restaurantes.

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Essa dica vai para os amantes de vinho. Localizado na Serra Gaúcha, o município de Bento Gonçalves consegue fazer com que até quem não gosta muito de vinho, se apaixone pelas visitas às vinícolas e suas paisagens de parreirais. As temperaturas podem chegar até três graus negativos no inverno, ideal para um clima romântico.

Para tornar sua visita ainda mais inesquecível, a prefeitura promove diversos eventos ao longo do ano. Como o “Bento Sensação”, que acontece de Junho a Agosto e mostra a diversidade e atrativos da Serra Gaúcha.

Petrópolis – Rio de Janeiro

Também conhecida como Cidade Imperial, a cidade de Petrópolis fica a 845 metros de altitude, no alto da Serra da Estrela.

O cartão – postal da cidade é o incrível Museu Imperial, um dos 30 museus mais visitados do Brasil, com um acervo incrível e um lindo jardim construído sob orientação pessoal de Dom Pedro II em 1854, que remete a época do império.

Além do Museu Imperial, outros programas como visitar o Museu Casa de Santos Dumont, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Palácio de Cristal também são imperdíveis.

Ouro Preto – Minas Gerais

Difícil falar pouco de um lugar com um acervo cultural tão rico, é possível dizer que o município é um verdadeiro “Museu a céu aberto”. Ouro Preto é famosa por sua arquitetura colonial, museus e igrejas repletos de histórias que fazem com que seus visitantes voltem no tempo. Não foi por acaso que em 1980, foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Além de ser o maior conjunto barroco do mundo, a cidade também conta com belezas naturais e ecoturismo para todos os gostos. Diversas cachoeiras, trilhas e parques atraem turistas o ano todo.

Texto de Anna Luisa Rocha

Comente com o facebook